terça-feira, 30 de junho de 2009

Programa da RTP Prós e Contras, debate trabalho em tempo de crise!

Para os interessados sobre este programa, deixamos aqui os links:

(Todos os interessados que queiram ver a intervenção do Daniel Bernardino, no programa, podem ver através do link da terceira parte mais ou menos ao minuto 12 do respectivo video).


http://ww1.rtp.pt/icmblogs/rtp/pros-contras/index.php?1-parte-do-programa-de-2009-06-29.rtp&post=12077


http://ww1.rtp.pt/icmblogs/rtp/pros-contras/index.php?2-parte-do-programa-de-2009-06-29.rtp&post=12082


http://ww1.rtp.pt/icmblogs/rtp/pros-contras/index.php?3-parte-do-programa-de-2009-06-29.rtp&post=12083

Todos os interessados que queiram ver a intervenção do Daniel Bernardino devem verificar no link da terceira parte mais ou menos ao minuto 12 do respectivo video.

sexta-feira, 26 de junho de 2009

CT da Faurecia no programa Prós e Contras na próxima segunda-feira

A Comissão de Trabalhadores da Faurecia foi convidada a participar no prestigiado programa da RTP - PRÓS E CONTRAS, na próxima segunda feira dia 29 de Junho. Estarão presentes outras Comissões de Trabalhadores no programa, em que o tema do programa será: As Relações Laborais.

quinta-feira, 25 de junho de 2009

CT chegou a um consenso para apresentar uma proposta aos trabalhadores.

Realizou-se hoje mais uma reunião com a nossa Direcção Geral (DG), na qual se tentaram encontrar medidas que evitem qualquer despedimento de trabalhadores até ao final deste ano.

Assim e dadas as dificuldades para se encontrar consenso podemos informar que nenhum trabalhador de mão-de-obra indirecta (MOI) será despedido até final de 2009. Também não haverá qualquer aplicação de lay off e também não serão retirados 12 dias (2 dias por mês) a cada trabalhador MOI e em consequência menos dois dias de salário.

Também não entra para esta proposta o subsídio de alimentação que se manterá na íntegra.
A proposta, que vamos apresentar aos trabalhadores em plenário que realizaremos no próximo dia 2 de Julho (quinta-feira) passará pelas seguintes medidas:

  1. Cada trabalhador MOI trabalhará em regime de tempo parcial menos 1 dia por mês no segundo semestre, logo serão seis dias e mais 1 dia do subsídio de férias e mais 1 dia do subsídio de Natal. No total os trabalhadores ficarão com menos 8 dias de salário em seis meses.
  2. O prémio semestral de toda a fábrica será congelado no próximo semestre.
Para que estas soluções possam ser efectivas vamos consultar os trabalhadores em plenário.
A forma como os dias serão calendarizados serão ainda acordados com a DG na próxima semana, antes do plenário.

PLENÁRIO DIA 2 DE JULHO 1 HORA CADA TURNO

quarta-feira, 24 de junho de 2009

As negociações continuam!

Continuam as negociações com a Direcção da empresa. Neste momento a situação poderá complicar-se com a decisão da Autoeuropa em avançar com dez dias de lay off e redução da produção a partir de setembro.

terça-feira, 23 de junho de 2009

Empresa apresenta medidas que preocupam os trabalhadores!

Hoje realizámos mais uma reunião com a nossa Direcção e como já era do conhecimento dos trabalhadores foram discutidas as medidas que são necessárias, segundo a empresa, para inverter a situação financeira da empresa e a viabilidade desta.

Foi hoje divulgado, pela CT na empresa, uma informação sobre como decorrem as reuniões. Estamos muito preocupados, porque para que não existam reduções de trabalhadores de mão-de-obra indirecta, são necessárias acções que podem passar pela redução de salário dos trabalhadores, trabalhando em regime de tempo parcial.

Para que tenham mais e melhor informação consultem a CT e a informação distribuida na empresa.

Algumas empresas do parque começam a tomar medidas drásticas para os trabalhadores!

Algumas empresas do parque industrial começam a tomar medidas para se adaptarem aos volumes de produção da Autoeuropa. Começam os despedimentos!
Podem ver as notícias aqui e aqui e aqui

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Por 129 votos os trabalhadores da Autoeuropa rejeitaram fazer acordo!

Os trabalhadores da Autoeuropa(AE) rejeitaram o pré acordo em votação decorrida hoje. O Pré acordo entre a CT e a Administração da AE foi rejeitado com 1381 votos contra e 1252 votos a favor.

Reunião com a Direcção.

Realizou-se hoje uma reunião entre a Direcção e a Comissão de Trabalhadores. A CT com os dados que dispõe sente a necessidade de realizar uma reunião extraordinária, para analisar o que nos foi apresentado. Muito em breve falaremos com os trabalhadores.

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Fundos comunitários.

Em S. João da Madeira, até ao momento, a empresa que mais dinheiro comunitário vai receber é a Faurecia – Assentos de Automóveis, com um projecto aprovado em Setembro passado e outro em Abril deste ano. A fábrica vai receber 4.367.310 euros (3.985.433 para o projecto de 2008 e 381.877 euros para o projecto deste ano).
Podem ver aqui

terça-feira, 9 de junho de 2009

Stress no trabalho





A redução de produção e consequente redução de operadores nas linhas, tem provocado maiores deslocações das pessoas nos postos de trabalho, provocando um maior desgaste físico e emocional nos trabalhadores.
Esta situação tem levado, também, a que os lideres de equipa ocupem postos de trabalho nas linhas de produção, e em situações pontuais também os supervisores.
Os valores de saúde reflectem-se, na empresa, em quebras de produtividade, em que o aumento de absentismo pode estar ligado. Mas os princípios que se adoptam na protecção da saúde, mais do que uma responsabilidade social, traduzem o valor que a
organização dá à preservação das pessoas (o seu bem mais precioso) e são o espelho da própria cultura da organização.


segunda-feira, 8 de junho de 2009

ORT´s do parque industrial Autoeuropa reuniram hoje (actualizada).

As organizações representativas dos trabalhadores do parque industrial Autoeuropa, reuniram hoje para fazer o ponto da situação sobre o pré-acordo a que chegaram a Comissão de trabalhadores da Autoeuropa e respectiva Administração. Quais os impactos que poderá ter nas empresas do parque, se os trabalhadores decidirem aceitar o respectivo acordo no dia 17 de Junho, após serem esclarecidos em plenário no dia 15 de Junho próximo.


Decidiram também os representantes dos trabalhadores emitir uma moção de solidariedade para com os trabalhadores da Inapal Plásticos que se encontram em greve nos dia 8 e 9 de Junho, por um diálogo social, melhores condições de Higiene e Segurança no trabalho e aumentos salariais, num impasse que dura (segundo o Sinquifa) desde Setembro de 2008.


quinta-feira, 4 de junho de 2009

Partilhamos com todos a mensagem do nosso colega Miguel Oliveira e Josélia!

De: Miguel e Jú
Para: Toda a fábrica em 03/06/2009

Olá companheiros das boas e das más horas. Estou aqui a visitar o vosso sitio na net e apeteceu-me dizer-vos que tenho um oceano còsmico de saudades de todos vocês!!! Deixo-vos uma mensagem de esperança em relação aos tempos difíceis que estão a atravessar, na convicção de que tudo isto hà-de passar e os dias prósperos voltarão. Ânimo, força e trabalho!! Um grande abraço fraterno dos vossos sempre amigos e colegas Miguel e Jú.

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Vendas de automóveis ligeiros caem mais 35%

Todos os segmentos foram fortemente afectados, as vendas de automóveis continuam em forte queda. Em Maio, e de acordo com os dados da Associação do Sector Automóvel (ACAP), a venda de ligeiros baixou 35,3%. Pode ler a noticia completa no linq abaixo:
http://www.agenciafinanceira.iol.pt/noticia.php?id=1067550&div_id=1730