CT Tel. 212 135 119 Tlm. 932 608 922 Email: ptpal-comissao.trabalhadores@faurecia.com
quinta-feira, 30 de abril de 2009
Gripe Suina- Informação da Direcção Geral de Saúde
Para mais informações poderá ainda ser consultado o site da Direcção Geral da Saúde: www.dgs.pt (Microsite da Gripe). Encontra-se também disponível a Linha de Saúde 24 (T. 808 24 24 24), para eventual esclarecimento de dúvidas.
Aconselha-se que:
- Caso os sintomas de Gripe ocorram concomitantemente com viagens recentes a países afectados ou contacto próximo com viajantes nessas condições, devem permanecer no vosso domicílio e contactar de imediato a Linha de Saúde 24 acima referida, que dará as recomendações adequadas.
- Não é aconselhável o recurso directo às urgências dos Hospitais.
- Lavagem frequente das mãos, com água e sabão, para reduzir a probabilidade de transmissão de infecção,
- Cobrir a boca e nariz quando espirar ou tossir, usando lenço de papel sempre que possivel,
- Utilizar lenços de papel, que devem ser de uso unico, depositando-os num saco plastico, que deve ser fechado e colocado no lixo após utilização,
- Limpar superficies sujeitas a contacto manual (como maçanetas das portas), com um produto de limpeza comum,
- O cumprimento destas indicações é muito importante igualmente nas crianças.
terça-feira, 28 de abril de 2009
Hoje Dia Nacional de Prevenção e Segurança no Trabalho.
Esta efeméride está associada ao Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho promovido em todo o Mundo pela Organização Internacional do Trabalho e que este ano terá como lema "Saúde e Vida no Trabalho: um direito humano fundamental".
Desde 1996 que é comemorado em todo o mundo o dia 28 de Abril, como forma de homenagear as vítimas de acidentes de trabalho e doenças profissionais.
A primeira cerimónia teve lugar em Nova Iorque, na Organização das Nações Unidas, onde foi aceso um memorial para recordar todos aqueles que perderam a vida enquanto trabalhavam ou adquiriram doenças relacionadas com a sua actividade profissional. Com esta primeira Jornada de Luto, estava consagrado o Dia Internacional de Luto pelas Vítimas de Acidentes de Trabalho e Doenças Profissionais.
A data foi escolhida para coincidir com as Jornadas Nacionais de Luto do 28 de Abril, previamente adoptadas pelo Congresso Canadiano do Trabalho.
Em 2001 esta comemoração foi reconhecida e apoiada pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) e, actualmente, é celebrada oficialmente em inúmeros países.
A segurança começa e acaba em cada um de nós! Todos temos o dever e a obrigação de cumprir com as normas de segurança, exigindo também que as mesmas se cumpram!
segunda-feira, 27 de abril de 2009
Nova licença parental em vigor a partir do próximo dia 1 de Maio.
Mantém-se o actual regime em que a mãe tem direito a uma licença exclusiva e em que os pais podem tirar quatro meses (subsidiados por inteiro) ou cinco meses a 80%. Mas se o pai gozar em exclusivo, pelo menos, um período de 30 dias seguidos ou dois de 15 interpolados, a licença remunerada por inteiro sobe para cinco meses. Em alternativa os pais podem escolher tirar seis meses, mas recebem menos (83%). Acrescem 30 dias por cada gémeo além do primeiro. As mesmas regras aplicam-se a situações de adopção.
Os pais podem tirar mais tempo?
A licença pode chegar a um ano, já que cada um dos pais pode gozar mais três meses. No entanto este período é subsidiado apenas a 25% pela segurança social. O montante diário não pode ser inferior, este ano, a 5,59 euros, ou seja a 40% do valor diário do indexante dos apoios sociais ( valor mensal de 419,22 euros).
Há novos direitos para o pai?
O pai passa a ter direito a 20 dias úteis, pagos por inteiro. Destes, 10 são obrigatórios (cinco após o nascimento e os restantes em 30 dias). Acrescem dois dias por cada gémeo.
Os pais já em licença podem gozar as novas regras?
Sim. A partir de 1 de Maio, os pais têm direito a 30 dias para declarar os períodos a gozar, caso optem pelas novas regras da licença parental. O subsídio pelos 10 dias de licença obrigatória do pai será apenas atribuído quando o direito ocorra já durante a vigência do decreto de Lei 91/2009.
O montante diário dos subsídios por riscos clínicos durante a gravidez ou por interrupção da gravidez corresponde a 100% da remuneração de referência. No segundo caso a prestação é atribuída num período entre 14 e 30 dias.
E no risco específico no trabalho?
O subsídio atribuído em situações em que a grávida tem de deixar de trabalhar corresponde a 65% do salário de referência tal como hoje.
Quais os direitos em caso de doença?
O pai ou a mãe têm direito a 30 dias, recebendo 65%, em caso de assistência, de doença ou acidente, a menores de 12 anos (e não 10 como até agora) ou, independentemente da idade, a filho com deficiência ou doença crónica. Tem direito a 15 dias no caso de filho mais velho, Continua a aplicar-se o direito do subsídio até seis meses, prorrogável até quatro anos para assistência em caso de doença crónica ou deficiência. Além disso nos primeiros anos de vida, os pais podem trabalhar a tempo parcial e esse período é contado em dobro para efeitos de prestações da segurança social.
E relativamente a neto(s), os direitos em caso de doença?
Os avós passam a ter direito a subsídio para assistência a neto menor, correspondente aos dias de assistência a que os pais tinham direito e não gozaram. Em caso de deficiência ou doença crónica, não há limite de idade.
Qual o valor mínimo dos subsídios?
O montante não pode ser inferior a 80% do IAS (ou seja a 335,38 euros por mês este ano).
NOTA: Estas alterações entram em vigor a partir do próximo dia 1 de Maio.
sexta-feira, 24 de abril de 2009
Artigo de opinião
Dexamo-vos aqui um dos mais recentes.
Portal da Saúde Pública da UE
Oliva e Faurecia em lay-off durante meio ano
Mais de 600 trabalhadores de duas das maiores empregadoras da cidade estão em redução temporária de trabalho. Na Oliva, além dos subsídios e bónus em atraso, agora há lay-off. Na Faurecia a redução do trabalho já se arrasta desde o início do mês
http://www.labor.pt/noticia.asp?idEdicao=178&id=8841&idSeccao=1858&Action=noticia
quinta-feira, 23 de abril de 2009
Terminou hoje mais uma reunião do Conselho Europeu da Faurecia em França - Nanterre.
Nestas reuniões entre os representantes dos trabalhadores de cada país e os dirigentes do Grupo Faurecia são discutidos os assuntos que preocupam representantes dos trabalhadores e representantes da Faurecia.
As reuniões realizam-se primeiro entre os representantes dos trabalhadores de cada país, anteriormente às reuniões com os dirigentes da Faurecia, para trocarem experiências e preocupações dos trabalhadores e são posteriormente apresentadas e discutidas com os respectivos dirigentes.
Os representantes Portugueses são: um membro da Fábrica de Palmela, o Daniel Bernardino e um membro da fábrica de corte e costura de São João da Madeira, a Joaquina Teixeira.
quarta-feira, 22 de abril de 2009
Trabalhadores franceses voltam a deter executivos
VILLEMUR-SUR-TARN, França, 21 Abr 2009 (AFP) - Dois executivos da empresa americana Molex, fabricante de autopeças em Villemur-sur-Tarn (sudoeste da França), que pretende fechar as portas em 2009, estão retidos desde a tarde de segunda-feira pelos trabalhadores.
Os funcionários exigem a devolução de material da empresa que segundo eles foi desviado para a Holanda e o pagamento de 100 milhões de euros de indenização à fábrica de Villemur, segundo o líder sindical Denis Parise.
"Descartamos totalmente negociar nestas condições de sequestro", afirmou um dos gerentes da filial francesa da Molex, Marcus Kerriou.
Nas últimas semanas, em um clima social tenso e com o anúncio de milhares de demissões em diversas empresas, a França registrou vários casos de executivos retidos pelos trabalhadores.
Isto aconteceu em fábricas da Sony, Caterpillar, 3M, Scapa e Faurecia.
segunda-feira, 20 de abril de 2009
Faurecia, em São João da Madeira, aplica Lay-off!
Consultar a notícia em:
http://economia.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1375467
domingo, 19 de abril de 2009
A crise e o futuro da industria automóvel debatido em Palmela.
Na passada sexta feira, dia 17, estiveram em Palmela representantes de sindicatos alemães, franceses e espanhóis que se juntaram aos representantes dos trabalhadores de várias fábricas portuguesas, incluindo a Faurecia. Miguel Portas foi o anfitrião desta iniciativa do GUE/NGL.
As presenças de representantes do Sindicato dos Metalúrgicos (SIMA), do Sindel, do STIMMS e das Indústrias Químicas, Fiequimetal e ainda eleitos das CT’s da Autoeuropa, A-Vision, Webasto, Continental, Benteler, DSV, Faurecia, Scnehllecker/indústria/logistica e Renault Cacia.
Discutiram-se as ideias e os problemas existentes e quais as alternativas à actual situação. Estiveram presentes cerca de 70 pessoas e ficou agendada a oportunidade de se voltarem a encontrar dentro de seis a oito meses, para dar continuidade às questões que foram tratadas.
Achamos importante este encontro sectorial com representantes dos partidos de esquerda, no Parlamento Europeu, a quem podemos apresentar quais são os nossos problemas, nesta indústria, na actual conjuntura em que nos encontramos.
sábado, 18 de abril de 2009
Petição
http://www.peticao.com.pt/mobilidade
quinta-feira, 16 de abril de 2009
Desempregado por um dia
Boa Sorte Hélder
terça-feira, 14 de abril de 2009
O sequestro de patrões
Um dos casos mais recentes é o de três directores do grupo de auto peças Faurecia, que foram "retidos" - segundo os termos usados pelos delegados sindicais - entre quinta-feira e sexta-feira no complexo de Brières les Scellés, onde haviam ido para negociar detalhes de um plano que cortará 1.215 empregos em França. http://www.micportugal.org/index.htm?no=10001367
sexta-feira, 3 de abril de 2009
Negociações para compra da SPPM
http://economico.sapo.pt/noticias/sln-continua-negociacoes-para-vender-fornecedores-da-autoeuropa_7376.html
Segundo esta notícia, a Comissão de Trabalhadores mantém a mesma postura, conforme a informação que emitimos anteriormente. Não faremos comentários sobre possibilidades. Temos acompanhado o assunto junto da nossa Direcção, que nos transmitiu que, a existirem dados concretos, serão transmitidos à Comissão de Trabalhadores.
quarta-feira, 1 de abril de 2009
Informação
Este programa, além de manter os postos de trabalho, permite também a manutenção do salário por inteiro de cada trabalhador. Assim, a CT vê alcançada mais uma da suas metas na difícil crise em que este sector está mergulhado.