CT Tel. 212 135 119 Tlm. 932 608 922 Email: ptpal-comissao.trabalhadores@faurecia.com
terça-feira, 14 de dezembro de 2010
SEGURANÇA, HIGIENE E SAÚDE NO TRABALHO
A participação dos representantes dos trabalhadores em matéria de SHST, a nível de empresa, para além das exigências de conhecimento, implica uma mentalidade no sentido da aceitação voluntária da função.
É fundamental que essa participação seja compreendida por todos e que todos colaborem tanto trabalhadores como entidade empregadora, no intuito de ajudar a melhorar a segurança e saúde no trabalho de todos.
É preciso ter presente que ser representante dos Trabalhadores em SHST não é tarefa fácil, se lhe é exigido empenho e compromisso no desempenho das suas funções, não será saudável para o compromisso assumido por todos se, em vez de ajuda, haja falta de colaboração, em vez de compreensão e tolerância, haja hostilidade que o desmotive e o leve à desistência, pelo que é condição moral e irrecusável de todos os intervenientes o respeito pelos princípios éticos do trabalho.
sexta-feira, 26 de novembro de 2010
quinta-feira, 25 de novembro de 2010
sábado, 13 de novembro de 2010
Coordenadora das CT's solidária com trabalhadores da Groundforce/TAP, Páginas amarelas/PT
Novas instalações da comissão de trabalhadores
sábado, 23 de outubro de 2010
Reunião da coordenadora das CT's
terça-feira, 19 de outubro de 2010
quinta-feira, 30 de setembro de 2010
Moção aprovada!
terça-feira, 28 de setembro de 2010
sábado, 25 de setembro de 2010
ALTERAÇÃO: Plenário dia 30 de Outubro. CT fez convocatória na sexta-feira.
quarta-feira, 8 de setembro de 2010
quinta-feira, 12 de agosto de 2010
quarta-feira, 14 de julho de 2010
quinta-feira, 1 de julho de 2010
sexta-feira, 18 de junho de 2010
XVI Encontro Nacional de Comissões de Trabalhadores
quarta-feira, 26 de maio de 2010
Plenários hoje.
sexta-feira, 14 de maio de 2010
sexta-feira, 26 de março de 2010
Bruxelas - Reunião no Parlamento Europeu!
Nesta reunião foi exposta, a grave crise existente no sector, e a necessidade de se encontrarem soluções para enfrentar dificuldades que poderão ser maiores nos próximos meses, onde foi aprovada uma moção, a qual foi enviada ao nosso governo e também será distribuida aos trabalhadores e respectivas entidades patronais.
Moção
- Exigir maior integração de produção nacional nos veículos produzidos em portugal, bem como nos acessórios, dos plásticos às caixas de velocidade;
- Condenar a publicação da caducidade do contrato colectivo para o sector;
- Exigir das associações patronais a retoma das negociações da contratação colectiva, espoliando das suas propostas as cláusulas que visam obter um CCT pior que o código de trabalho (Lei 7/2009);
- Solicitar à federação sindical Fiequimetal, que ouça as comissões de trabalhadores do sector para que seja possível elaborar propostas para um CCT que possibilite o aumento do emprego seguro, uma gestão de tempo de trabalho que concilie trabalho, salário, garantia de emprego e vida familiar;
- Exigir do Governo a continuação dos subsídios ao abate de carros com 8 e mais anos, como incentivo à compra de carros menos poluentes, independentemente do combustível utilizado.
Aprovado pelos representantes presentes,
Comissões de Trabalhadores da Volkswagen Autoeuropa, Faurecia Palmela, Renault Cacia, PSA Mangualde,DSV, A-Vision, Palmetal, Schnellecke, Metalurgia de Lisboa, Inapal Metal, Webasto, Peguform, PPG, Continental, Representantes SHST Autoeuropa e Schnellecke.
segunda-feira, 22 de março de 2010
quinta-feira, 11 de março de 2010
Trabalhadores votaram favoravelmente!
quarta-feira, 3 de março de 2010
Comunicação do Director!
- A manutenção do valor do trabalho extraordinário
- A aprovação do programa PASA
- Não haver despedimentos colectivos (ao abrigo do pasa)
- Ter amanhã a negociação fechada com a comissão de trabalhadors.
Estes são alguns resultados da negociação, mas há mais que a CT revelará no próximo plenário, terça-feira dia 9 de Março, onde conta já apresentar o pré acordo, para posteriormente referendar por voto secreto.
Até lá
Ct Faurecia
sábado, 27 de fevereiro de 2010
sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010
As negociações continuam!
quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010
Notícias sobre a Faurecia
A empresa que está presente em Portugal com várias unidades industriais dedicadas aos componentes automóveis (sector automotive) registou uma diminuição de 22% no volume de negócios, fechando o exercício com uma facturação de 9,3 mil milhões de euros.
A quebra foi menos acentuada na segunda metade do ano, período em que as vendas caíram cerca de 8%.
Com base nas perspectivas de recuperação no sector, a empresa espera melhorar o resultado operacional em 2010.
segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010
Direcção emite nota interna sobre a caducidade da contratação colectiva!
- A CT tratará este assunto da melhor forma possível, tendo em conta a gravidade em relação à perda de direitos e garantias associados a este contrato colectivo.
- Este assunto não é para a CT uma novidade até pelo que temos vindo a assistir em relação aos CCTV em Portugal, mas faremos tudo aquilo que estiver ao nosso alcance para que exista bom senso no tratamento deste assunto.
segunda-feira, 11 de janeiro de 2010
Queda na venda de automóveis em Portugal!
ARAN exige medidas para o combate à queda nas vendas
A Associação Nacional do Ramo Automóvel entende que o ano de 2009 ficará na história da década pelos piores resultados nas vendas de automóveis, pelo que exige uma acção imediata por parte do Governo
07-Jan-2010
A Associação Nacional do Ramo Automóvel (ARAN) realçou, em comunicado, o facto do ano 2009, face ao ano anterior, ter registado uma quebra nas vendas de veículos pesados em Portugal de 40%, enquanto os comerciais ligeiros contaram com quase menos 30% de vendas e os ligeiros de passageiros desceram 24,6%. Para a ARAN, o ano de 2009 ficará na história pelos piores resultados de vendas de automóveis da década, pelo que defende uma acção imediata por parte do Governo, de forma a alterar o actual panorama negativo do sector automóvel português.
A entidade sublinhou ainda que “estes números são bem mais drásticos quando comparados com o ano 2000, para cujo volume de vendas as empresas tinham as suas estruturas adaptadas”, tendo divulgado a comparação entre os dados do referido ano e os de 2009.