terça-feira, 14 de dezembro de 2010

SEGURANÇA, HIGIENE E SAÚDE NO TRABALHO

A FUNÇÃO DO REPRESENTANTE DOS TRABALHADORES PARA SHST

A participação dos representantes dos trabalhadores em matéria de SHST, a nível de empresa, para além das exigências de conhecimento, implica uma mentalidade no sentido da aceitação voluntária da função.

É fundamental que essa participação seja compreendida por todos e que todos colaborem tanto trabalhadores como entidade empregadora, no intuito de ajudar a melhorar a segurança e saúde no trabalho de todos.

É preciso ter presente que ser representante dos Trabalhadores em SHST não é tarefa fácil, se lhe é exigido empenho e compromisso no desempenho das suas funções, não será saudável para o compromisso assumido por todos se, em vez de ajuda, haja falta de colaboração, em vez de compreensão e tolerância, haja hostilidade que o desmotive e o leve à desistência, pelo que é condição moral e irrecusável de todos os intervenientes o respeito pelos princípios éticos do trabalho.

sábado, 13 de novembro de 2010

Coordenadora das CT's solidária com trabalhadores da Groundforce/TAP, Páginas amarelas/PT

A coordenadora emitiu um comunicado de solidariedade para com os trabalhadores da Groundforce, Páginas Amarela - PT e da Maconde

Vejam aqui e aqui

Novas instalações da comissão de trabalhadores

A CT mudou de instalações. Esta uma reivindicação antiga que finalmente conseguimos. É uma conquista de todos os trabalhadores, para melhores condições de trabalho dos seus representantes e obviamente que pretendemos que se reflicta em todos. Mas não podemos deixar de ter uma palavra de agradecimento para com a nosso DRH que permitiu que tal acontecesse.

Mudando de assunto:

Ontem saiu mais um Boletim Informativo.

Ontem, também, reuniu a coordenadora das comissões de trabalhadores, que continua com o trabalho de organização para a GREVE GERAL de 24 de Novembro! E emitiu comunicado de solidariedade para com os trabalhadores que estão a ser despedidos em Portugal


sábado, 23 de outubro de 2010

Reunião da coordenadora das CT's

Na passada sexta-feira, dia 22 de Outubro, a coordenadora das comissões de trabalhadores do parque industrial Volkswagen Autoeuropa, reuniu com representantes sindicais afectos às duas centrais Sindicais CGTP, UGT e outros, no sentido procurar dinamizar, preparar e organizar a GREVE GERAL de 24 de Novembro.

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

sexta-feira, 18 de junho de 2010

XVI Encontro Nacional de Comissões de Trabalhadores

Realizou-se, hoje, no Teatro Municipal de Almada o XVI encontro nacional de comissões de trabalhadores, onde, obviamente estivemos presentes!

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Plenários hoje.

Nos plenários que estão a decorrer hoje na empresa, além das importantes informações que estão a ser transmitidas aos trabalhadores, também se está a fazer um apelo à participação na manifestação convocada pela CGTP, de sábado dia 29 de Maio. Ontem foi distribuido um comunicado pelas empresas que podem também ver aqui.

sexta-feira, 26 de março de 2010

Bruxelas - Reunião no Parlamento Europeu!

A Comissão de Trabalhadores da Faurecia Palmela, fez parte de uma delegação de 55 representantes dos trabalhadores, entre 15 comissões de trabalhadores, representantes sindicais e representantes em segurança, higiene e saúde no trabalho, que se deslocaram a Bruxelas, a convite dos partidos de esquerda europeia, GUE/NGL, para a segunda reunião sobre a actual situação na industria automóvel. Recordamos que o ano passado, semelhante reunião, aconteceu em Palmela.


Nesta reunião foi exposta, a grave crise existente no sector, e a necessidade de se encontrarem soluções para enfrentar dificuldades que poderão ser maiores nos próximos meses, onde foi aprovada uma moção, a qual foi enviada ao nosso governo e também será distribuida aos trabalhadores e respectivas entidades patronais.

Moção

  1. Exigir maior integração de produção nacional nos veículos produzidos em portugal, bem como nos acessórios, dos plásticos às caixas de velocidade;
  2. Condenar a publicação da caducidade do contrato colectivo para o sector;
  3. Exigir das associações patronais a retoma das negociações da contratação colectiva, espoliando das suas propostas as cláusulas que visam obter um CCT pior que o código de trabalho (Lei 7/2009);
  4. Solicitar à federação sindical Fiequimetal, que ouça as comissões de trabalhadores do sector para que seja possível elaborar propostas para um CCT que possibilite o aumento do emprego seguro, uma gestão de tempo de trabalho que concilie trabalho, salário, garantia de emprego e vida familiar;
  5. Exigir do Governo a continuação dos subsídios ao abate de carros com 8 e mais anos, como incentivo à compra de carros menos poluentes, independentemente do combustível utilizado.

Aprovado pelos representantes presentes,

Bruxelas, 25 de Março de 2010

Comissões de Trabalhadores da Volkswagen Autoeuropa, Faurecia Palmela, Renault Cacia, PSA Mangualde,DSV, A-Vision, Palmetal, Schnellecke, Metalurgia de Lisboa, Inapal Metal, Webasto, Peguform, PPG, Continental, Representantes SHST Autoeuropa e Schnellecke.

quinta-feira, 11 de março de 2010

Trabalhadores votaram favoravelmente!

Os trabalhadores da Faurecia votaram, hoje, por voto secreto o pré acordo que a comissão de trabalhadores assinou com a direcção da empresa, o qual foi apresentado em plenário no dia 9 passado, com os seguintes resultados:
Total de votos - 236 69,6%
Votos a favor - 192 81,3%
Votos contra - 40 17%
Votos nulos - 1 0,4%
Votos brancos - 3 1,2%

quarta-feira, 3 de março de 2010

Comunicação do Director!

Hoje em comunicação a todos os trabalhadores o director da nossa fábrica revelou algumas boas e importantes notícias, sobre as negociações com a comissão de trabalhadores, além de outras informações pertinentes sobre o ano 2010:

  1. A manutenção do valor do trabalho extraordinário
  2. A aprovação do programa PASA
  3. Não haver despedimentos colectivos (ao abrigo do pasa)
  4. Ter amanhã a negociação fechada com a comissão de trabalhadors.

Estes são alguns resultados da negociação, mas há mais que a CT revelará no próximo plenário, terça-feira dia 9 de Março, onde conta já apresentar o pré acordo, para posteriormente referendar por voto secreto.

Até lá
Ct Faurecia

sábado, 27 de fevereiro de 2010

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

As negociações continuam!

Ontem realizou-se mais uma reunião de negociações, que não apresenta um fim à vista! Hoje foi distribuida informação, pela CT, na fábrica.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Notícias sobre a Faurecia

Faurecia reduz prejuízos para 434 milhões em 2009A Faurecia, grupo do sector automotive controlado pela francesa PSA-Peugeot Citroën, registou um resultado líquido negativo de 433,6 milhões de euros em 2009, menos do que os 574,8 milhões de prejuízo averbado em 2008, foi anunciado esta terça-feira.

A empresa que está presente em Portugal com várias unidades industriais dedicadas aos componentes automóveis (sector automotive) registou uma diminuição de 22% no volume de negócios, fechando o exercício com uma facturação de 9,3 mil milhões de euros.
A quebra foi menos acentuada na segunda metade do ano, período em que as vendas caíram cerca de 8%.
Com base nas perspectivas de recuperação no sector, a empresa espera melhorar o resultado operacional em 2010.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Direcção emite nota interna sobre a caducidade da contratação colectiva!

Em nota interna distribuida, hoje, a direcção da empresa refere que o contrato colectivo de trabalho do sector químico caducou em fevereiro de 2009.
  1. A CT tratará este assunto da melhor forma possível, tendo em conta a gravidade em relação à perda de direitos e garantias associados a este contrato colectivo.
  2. Este assunto não é para a CT uma novidade até pelo que temos vindo a assistir em relação aos CCTV em Portugal, mas faremos tudo aquilo que estiver ao nosso alcance para que exista bom senso no tratamento deste assunto.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Queda na venda de automóveis em Portugal!


ARAN exige medidas para o combate à queda nas vendas


A Associação Nacional do Ramo Automóvel entende que o ano de 2009 ficará na história da década pelos piores resultados nas vendas de automóveis, pelo que exige uma acção imediata por parte do Governo
07-Jan-2010
A Associação Nacional do Ramo Automóvel (ARAN) realçou, em comunicado, o facto do ano 2009, face ao ano anterior, ter registado uma quebra nas vendas de veículos pesados em Portugal de 40%, enquanto os comerciais ligeiros contaram com quase menos 30% de vendas e os ligeiros de passageiros desceram 24,6%. Para a ARAN, o ano de 2009 ficará na história pelos piores resultados de vendas de automóveis da década, pelo que defende uma acção imediata por parte do Governo, de forma a alterar o actual panorama negativo do sector automóvel português.
A entidade sublinhou ainda que “estes números são bem mais drásticos quando comparados com o ano 2000, para cujo volume de vendas as empresas tinham as suas estruturas adaptadas”, tendo divulgado a comparação entre os dados do referido ano e os de 2009.