sexta-feira, 15 de maio de 2009

Vendas de automóveis na Europa caíram 12,3% num ano

As vendas de carros novos na Europa Ocidental baixaram em Abril pelo 12º mês consecutivo, somando já perdas de 12,3%, revelou a associação europeia de construtores automóveis.
Foram registados em Abril um total de 1,25 milhões de carros novos na Europa Ocidental, menos 12,3% do que um ano antes, segundo os dados divulgados hoje pela Associação de Construtores Europeus de Automóveis (ACEA), que abrange 28 países.
Só nos primeiros quatro meses deste ano, o total das vendas no sector automóvel europeu baixou 15,9%. Em Janeiro, a quebra tinha sido de 27%, em Fevereiro de 18,3% e em Março de 9%, mês em que os fundos estatais atribuídos aos consumidores que comprem carros em vários países europeus ajudaram a estimular as vendas, refere a ACEA no seu relatório mensal.
A Alemanha, à excepção da Áustria, foi o único mercado que cresceu em Abril, reflexo dos pacotes de incentivos do Governo alemão aos compradores de automóveis. As vendas de carros no país aumentaram 18,4%, face a Abril de 2008, depois da subida de 40% registada no mês anterior.

Em Portugal, as vendas de carros novos caíram 33,9% no mês passado, face a Abril de 2008. Também o Reino Unido e Espanha sofreram quebras significativas neste período, de 24 e 45,6%, respectivamente.
Neste sentido, o governo espanhol acabou por ceder às pressões das fabricantes automóveis do país, tendo anunciado esta semana um pacote de apoio de dois mil euros para quem comprar um carro.

http://economico.sapo.pt/noticias/vendas-de-automoveis-na-europa-cairam-123-num-ano_10429.html

Sem comentários:

Enviar um comentário